Zona quente e zona fria em lojas de roupas: saiba o que são e como usar essa estratégia

zona quente e zona fria loja de roupas

Se você trabalha com moda, em especial com vestuários, é bem possível que já tenha ouvido falar em algumas técnicas de vitrinismo que podem te ajudar a ambientar sua loja mais estrategicamente. Hoje nós vamos falar sobre uma dessas práticas, que trata-se de aproveitar a zona quente e a zona fria do ponto comercial.

Recomendamos essa técnica principalmente para quem tem intenção de aumentar as vendas quando  isso não está acontecendo no ritmo esperado, já que certamente algo pode estar errado e precisa ser corrigido o mais rápido possível.

O ideal é que você esteja atento ao tráfego da sua loja física de roupas para saber como aplicar estratégias adequadas, assim será mais fácil conhecer tanto a zona quente quanto a zona fria do seu ponto de vendas.

Saiba agora mesmo o que pode ser feito para otimizar esses espaços e, assim, aumentar a receita da sua loja, fazendo sua marca expandir cada vez mais.

Qual a diferença entre a zona fria e a zona quente de uma loja de roupas?

Entende-se por zonas quentes as áreas que ficam mais visíveis e costumam receber mais visitantes – o que pode variar de acordo com a disposição de prateleiras, de gôndolas, da decoração e até mesmo da estrutura arquitetônica de cada loja. Ou seja, são os locais com mais evidência, que chamam mais atenção dos clientes que visitam as lojas e é onde permanecem mais tempo (e com maior frequência).

Por outro lado, as zonas frias são aquelas que os clientes não ficam. Normalmente são áreas próximas à entrada e/ou à saída do ponto comercial, onde não costumam olhar para um produto específico que esteja exposto, porque certamente vão estar focados na passagem (olhando para a frente).

Como melhorar a zona fria da sua loja?

Como costuma receber um menor número de visitantes, a zona fria precisa ser trabalhada com algumas técnicas eficientes para estimular seus clientes, de forma que percebam as peças de roupas que você dispõe nesse ambiente e incluam mais itens na compra. 

Confira abaixo o que fazer:

1. Seja estratégico em relação ao espaço das vitrines 

Você sabia que pode usar mais de uma vitrine? Esses espaços vão além da frente da loja e devem ser escolhidos cuidadosamente, tendo altura e visibilidade adequadas para atrair os clientes a essa zona, que até então é considerada fria de seu ponto de vendas.

2. Defina a mensagem que você quer passar

Para saber elaborar uma zona de forma mais eficiente, você precisa definir uma mensagem que a sua loja quer passar aos clientes. Isso pode fazer toda a diferença, porque muitos clientes que passavam rapidamente por ela vão passar a notá-la. 

Sendo assim, vale a pena se esforçar para que essa mensagem seja direta, marcante e condizente com a identidade da sua marca.

3. Escolha as peças de roupa que você quer dar mais evidência

A principal estratégia desta área é a seguinte: para vender os produtos expostos, você precisa escolhê-los com cuidado. 

Assim que receber os produtos escolhidos em sua gestão de estoque, separe-os e analise quais vão receber mais destaque e determine o lugar de cada um dos itens na loja de acordo com as tendências de consumo. 

Considere também a questão de sazonalidade, de ações promocionais e qualquer outro elemento relevante para o contexto do seu negócio.

4. Explore recursos de sinalização

Uma vez que você já tem uma mensagem específica para transmitir ao seu cliente, certamente você vai precisar de recursos para exibi-las. Por isso, será necessário considerar uma escala gráfica, design que segue sua identidade visual, estilo, qualidade de impressão ou desligamento fora do horário comercial (em caso de recursos eletrônicos). 

Opte por tudo que fizer mais sentido para o seu público.

E o que fazer com as zonas quentes estrategicamente?

Para aumentar as vendas, você também vai ter que pensar nas suas zonas quentes. Nesse caso,  existem três abordagens que costumam ser muito eficientes, mesmo que sejam discretas:

1. Lembre-se que as zonas quentes precisam ter evidência

Como o próprio nome já indica, a zona quente precisa obrigatoriamente sobressair em sua loja. Por exemplo, você pode trabalhar manequins com peças em cores contrastantes ou tom sobre tom em relação às demais áreas da loja de roupas.

Essa estratégia de colorização também pode ser colocada utilizada por meio da pintura do ambiente.

O uso de cores fortes pode ser tudo que você precisa para chamar a atenção dos clientes com sutileza. 

Se quiser dedicar uma zona para expor peças em promoção ou com ofertas especiais, por exemplo, use o vermelho.

2. Procure realçar os produtos que deseja vender nas prateleiras 

A fórmula mais conhecida, pronta e definitiva para estabelecer os produtos que você tem mais interesse em vender é realçá-los quando são expostos nas prateleiras. 

Nesse caso, o segredo é analisar todas as características que seus clientes vão levar em consideração. Se a sua loja é voltada para um público com maior poder aquisitivo, que busca peças que proporcionam exclusividade, nunca deixe suas prateleiras abarrotadas e cheias de mercadorias. Isso nunca é uma boa ideia, porque passa a impressão de estoque parado ou que muitas pessoas vão ter roupas iguais.

Por outro lado, quando seus clientes preferem comprar mais produtos, a melhor saída é disponibilizar vários produtos que sejam semelhantes (tendo apenas pequenas diferenças sinalizadas) e destaque os que tiverem preços reduzidos.

3. Indique aos clientes o que devem fazer

Sempre que possível, apresente informações adicionais sobre os produtos expostos — principalmente nos que estiverem menos acessíveis. Ao lado de seus dados, coloque uma chamada de ação curta, clara e objetiva.

Isso pode não só estimular compras mais inteligentes para os clientes (promovendo mais satisfação), como também geram a sensação de que sua loja conhece todos os produtos que revende e estuda o seu público.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.